Com apoio da ADUFC-Sindicato, o Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP/UFC) encerrou ontem (5/11), a primeira etapa do ciclo de debates “Propostas para Fortaleza: Diálogos com os candidatos à Prefeitura”, que, em quatro eventos online, reuniu candidatos/as a prefeito/a da capital cearense e pautou desafios e propostas para a cidade. O último encontro contou com a participação da candidata Luizianne Lins (PT) e do postulante Heitor Férrer (SD) e foi mediado pelo Prof. Felipe Braga Albuquerque, da Faculdade de Direito da UFC. No início de cada evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi lida a “Carta aberta aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza”, elaborada pelo OPP, ressaltando lacunas e prioridades nas políticas públicas da cidade.
Nos anos anteriores, o Observatório já organizava tradicionalmente esse debates – com candidatos a prefeito e também ao Governo do Estado –, mas em modelo presencial. A pandemia do novo coronavírus impôs ajustes ao formato, que foi adaptado para a videoconferência neste ano. O coordenador do OPP/UFC, Prof. Fernando Pires, foi o responsável pela organização dos eventos, juntamente com os quatro bolsistas do Observatório: Ana Larissa Cândido, Cibele Mayra Viana, Francisco das Chagas Martins e George Assunção. Os encontros foram mediados por professores universitários e a ADUFC ofereceu apoio técnico e interpretação em Libras.
O primeiro debate foi realizado no dia 13/10 e reuniu os candidatos Renato Roseno (PSOL) e Célio Studart (PV), sendo mediado pelo Prof. Fernando Pires. No dia 16/10, o convidado foi Anízio Melo (PCdoB), que debateria com Capitão Wagner (Pros), mas este não compareceu ao evento. A candidata a vice-prefeita da chapa, Helena Serrazul (PCdoB), professora da UFC e ex-presidente da ADUFC, também esteve presente. A mediação foi feita pela Profª Danielle Cruz, do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. Paula Colares (UP) e Samuel Braga (Patriota) participaram do debate no dia 27/10, mediado por Rafael Silva, colaborador do OPP e professor da UFC.
Os 11 candidatos e candidatas à Prefeitura de Fortaleza foram procurados/as pelo Observatório de Políticas Públicas, mas apenas sete compareceram ao debate. A organização do evento tratou com isonomia todas as candidaturas. Em cada debate foi garantido o tempo de 30 minutos para cada pleiteante apresentar as propostas para a cidade, seguido de discussão a partir de perguntas enviadas pelo público. Os encontros online focaram na apresentação de propostas, sem espaço para troca de acusações entre candidatos/as.
O Prof. Fernando Pires explica a importante função de debater as propostas para a cidade, especialmente em um contexto de “desmonte” das políticas públicas, e acredita que “a universidade deu uma grande contribuição à sociedade”. “Temos como grande missão promover o controle das políticas públicas, possibilitar à sociedade conhecer com mais profundidade as propostas de cada candidato”, diz. “No momento em que o governo tem atacado e tentando desestruturar o estado, é uma forma de se contrapor a esse desmonte de um governo retrógrado e conservador”, acrescenta.
Todos os vídeos do ciclo de debates podem ser acessados no canal do YouTube do Observatório de Políticas Públicas da UFC.