“Nós professoras e professores do Departamento de História e do Programa de PósGraduação em História da UFC, vimos, por meio desta, expressar nosso profundo desacordo com a Proposta Pedagógica de Emergência (PPE) imposto pela PROGRAD/UFC. A proposta, em primeiro lugar, foi realizada em desconformidade com o modelo de Universidade democrática pelo qual historicamente se organizam as universidades públicas federais e, em segundo lugar, com total desrespeito aos princípios básicos que orientam a construção dos projetos pedagógicos de cada curso. A situação de emergência provocada pela pandemia não pode justificar a maneira açodada e autoritária de apresentação da PPE, tanto no procedimento como no conteúdo.
O desrespeito significa não levar em consideração as especificidades dos cursos e a situação extraordinária de uma pandemia e seus efeitos sobre os alunos e professores. As transformações nas relações interpessoais causadas pelo isolamento social têm implicações ainda difíceis de avaliar. O PPE proposto não apenas desconsidera estas questões como menospreza a dimensão da experiência coletiva na construção do conhecimento e no processo educativo. Impõe, assim como “normal” uma visão individualista de professor portador de conteúdo a ser urgentemente repassado para o aluno, desconsiderando sua situação e realidade concretas, marcadas atualmente por luto, medo, insegurança, precariedade material, e ainda agravada pelo desemprego ou pela necessidade de cuidado com doentes, pessoas em situação de risco e crianças impossibilitadas de irem à escola.”
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