Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Ministro Marcos Pontes recebe comunidade científica para debater alternativas para a Ciência brasileira

Representantes da comunidade científica foram recebidos pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, nesta tarde de quinta-feira (09/05), no auditório do ministério, em Brasília. 

Professores, cientistas e pesquisadores estão preocupados com as decisões do governo federal de cortar recursos orçamentários para as universidades públicas, responsáveis por 70% da produção científica brasileira. 

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, participou da reunião com o ministro e revelou a autoridade a preocupação dos pesquisadores cearenses. “As verbas para a Ciência vêm sendo contingenciadas desde 2010, todavia, foi em 2017, no governo Michel Temer, que a situação piorou”, disse. 

Enio Pontes lembrou que o governo anterior cortou 44% dos investimentos destinados à ciência e tecnologia, obrigando muitos pesquisadores a deixarem o país em busca de condições para continuar com os projetos. “Muitos laboratórios já estão praticamente fechados e pesquisas importantes, sobretudo na área de saúde, estão paradas, gerando um prejuízo enorme a população”, lamentou. 

.Pela manhã, o ministro Marcos Pontes reuniu-se reservadamente com dirigentes de entidades científicas e recebeu delas uma série de reivindicações visando buscar uma retomada dos investimentos no setor ainda em 2019.

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]