Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

“MÚSICA PARA O FIM DE SEMANA” – Projeto idealizado por Prof. Marcelo Maranhão (UFC) tem início hoje nos canais da ADUFC

Paixão pela música e pela arte atiçou a curiosidade do Prof. Marcelo Maranhão e se expande aos demais associados e associadas da ADUFC (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato)

Com curadoria e narração do Prof. Marcelo Maranhão (UFC), a ADUFC dá início hoje (20/1) ao projeto “Música para o fim de semana”, veiculando playlists que mesclam música e história de cantoras e cantores brasileiros. Através de listas de reprodução no canal do sindicato na plataforma YouTube, a iniciativa segue até o próximo dia 24 de fevereiro. Semanalmente, ao longo de seis sextas-feiras, será reproduzida uma playlist. Noel Rosa e Wilson Batista inauguram a série, idealizada pelo docente e disponível agora aos associados e às associadas da ADUFC, com o apoio da Diretoria de Atividades Científicas e Culturais do sindicato.

Cada lista foi montada com os vídeos das músicas selecionadas pelo professor Marcelo, em ordem, juntamente com seus áudios de narração que serão apresentados na íntegra e acompanhados de cartela visual identificando a playlist e o áudio. São cinco playlists – a maior delas, com 102 faixas sobre o compositor Michael Sullivan, foi dividida em duas. A divulgação se dará através do boletim eletrônico semanal da ADUFC (enviado, por e-mail, todas as sextas-feiras); de publicação especial nas redes sociais do sindicato; de envio especial via WhatsApp e E-mail; e de criação, no site do sindicato, de uma página especial que funcionará como repositório das playlists do projeto, além de ficarem salvas no YouTube de forma pública.

A programação das seis semanas de publicação das playlists segue a seguinte ordem: Noel Rosa x Wilson Batista (20/1 – 21 faixas); Dalva de Oliveira e Herivelto Martins (27/1 – 41 faixas); Michael Sullivan (3 e 10/2 – 102 faixas ao todo); Lupicínio Rodrigues (17/2 – 50 faixas); e Chiquinha Gonzaga (24/2 – 42 faixas). “Sempre gostei de música. Não posso ouvir um violão que me meto a cantar, mesmo com voz ruim. Quem quiser que não me escute, ouço música o tempo todo”, diverte-se o curador das playlists, também justificando a iniciativa. Marcelo Maranhão aposentou-se no ano passado do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas transita, por diletantismo e paixão, a temas ligados à Antropologia e à Música Popular Brasileira.

As playlists começaram a nascer em 2017, numa conversa despretensiosa entre o docente e a neta Júlia, então com 18 anos, em uma de suas passagens de férias pela casa dos avós. “Tava passando um filme na televisão sobre a vida de Noel Rosa e fui assistir com a Júlia. A vida do Noel eu conhecia bem”, lembra Marcelo. Sentindo falta de um episódio importante da história e obra do compositor, o avô chateou-se e prometeu à neta “contar uma coisa interessante na vida dele (Noel) que não contaram….”.

As pesquisas foram parar em áudios e coletâneas transformadas em CDs, que conquistaram a neta, depois alguns outros familiares e depois, mais amigos. E seguiram-se novas playlists, que acabaram rendendo uma carta escrita em próprio punho à ADUFC, que abraçou a ideia do professor associado, que deixa claro: “Faço por prazer, e com muito tempo de pesquisa. Faço com o rigor da academia, checo e recheco. ‘Peguei gosto’, como se diz”, ri-se o geólogo apaixonado por artes. “Não gosto só de olhar, gosto de saber. A parte de escrever, todo professor escreve. Então, não é bicho de sete cabeças para um geólogo”, segue.

ADUFC também como circulação e produção de cultura

O diretor de Assuntos Científicos e Culturais da ADUFC, Prof. Tiago Coutinho, destaca a importância de se pensar a ADUFC como uma entidade também de circulação e produção de cultura. “A diretoria ficou muito feliz com a iniciativa do professor Marcelo, porque muitas vezes as pessoas lembram da área cultural da entidade apenas para solicitar apoio para eventos. Então, quando nos chega uma proposta como a do Marcelo, ficamos muito felizes”, afirma Tiago. O docente lembra que a ADUFC também é um equipamento cultural e que pode ser ocupado com apresentações artísticas dos professores e das professoras.

“Um sindicato é forte também quando ele começa a ter ações que não dependem específica ou exclusivamente da sua diretoria. A ADUFC está aberta para executar projetos, mas não apenas. Queremos divulgar e compartilhar ações”, destaca o diretor. Tiago Coutinho exemplificou com outra ação que vem cada vez mais atraindo público, o Caldeirão da ADUFC, e que surgiu de uma ideia do Prof. José Maria da Silva Monteiro (Computação/UFC), que ajudou na execução.

Polêmica ou gozação? Noel Rosa e Wilson Batista na playlist 1

A playlist de estreia do projeto Música para o Fim de Semana começa com a obra de Noel Rosa (1910-1937) e Wilson Batista (1913-1968). A coletânea passeia por parte da imensa obra de ambos, mas se debruça sobre um causo específico, que o Prof. Marcelo Maranhão entende como “uma das passagens mais curiosas da história do mundo da música carioca. Aquela que ficou conhecida como a polêmica entre o Wilson Batista e Noel Rosa”. Assim, nasceu a playlist com 21 canções que inaugura esse projeto.

O compositor, cantor e violonista Noel Medeiros Rosa foi um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Filho de comerciante e professora, nascido no bairro de Vila Isabel, capital, ele compôs cerca de 300 músicas ao longo de pouco tempo de vida – faleceu antes mesmo dos 30 anos. Já Wilson Batista nasceu em Campos, no interior fluminense, e conta-se que ele “conhecia a malandragem como ninguém”. Compôs cerca de 360 músicas, todas impregnadas de espírito carioca, tendo começado sua vida artística muito cedo e entrando para a história como um dos grandes sambistas da década de 1940. Assinou obras como Pedreiro Valdemar, Acertei no milhar e outras tantas.

Sobre a polêmica envolvendo os dois, o Prof. Marcelo vai situando o ouvinte, ao longo da própria playlist: “O que pareceu ser uma grande briga foi nada mais do que uma grande gozação entre dois amigos sambistas. Essa querela foi perfeitamente condizente com o estilo carioca de ser com bom humor, leveza e farta dose de genialidade”. Ambos os compositores frequentavam o bairro da que era reduto da boemia carioca e também o Cabaré Apolo que ficava no bairro. Lá, eles disputavam atenções de uma dançarina de nome Ceci que, viria a se tornar “o maior amor da vida de Noel”, relata o Prof. Marcelo. 

(*) A playlist 1 do projeto Música para a semana já está disponível no canal da ADUFC no YouTube

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]